plagio
O Plágio é considerado um crime de violação de direito autoral, copiar ou assinar uma obra com parte ou totalmente reproduzida por outra pessoa sem autorização, como livros, músicas, artes ,trabalhos, fotografias etc..
Formas de Plágio:
Integral: Quando um trabalho é copiado por inteiro, e não é citado a fonte.
Parcial: Quando à colagem ou cópia de trechos frases e parágrafos selecionados, de um ou mais autores sem que sejam citadas ou mencionadas as obras.
Conceitual: Quando se à a utilização do contexto inicial e da essência da obra do autor, apresentada de forma distinta da original ou igual a original.
O plágio pode ocorrer no mundo acadêmico e ele é considerado mesmo se houver o consentimento do autor; os pequenos trechos do autor também deve ser devidamente citados seguindo as ordens da ABNT (Associação Brasileira de normas Técnicas). Plagiar consiste na cópia de uma propriedade intelectual de outra pessoa prejudicando o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno, retardando seu aprendizado.
Plágio e suas consequências: Existem leis que relugam os direitos autorais, no Brasil, os direitos e obrigações estão estabelecidos na Constituição Federal, Artigo 5o., Parágrafos 27 e 28, no Código Civil e na Lei 9.610/98, bem como em acordos internacionais, pois estas são obras intelectuais protegidas; podendo requerer a apreensão dos exemplares ou a suspensão imediata da divulgação, incluindo a indenização. Respondendo por danos morais ao autor original, tornando o plagiador tão reprovável quanto ao um crime de furto,roubo ou estelionato.Sendo responsável também aquele que expõe a venda, adquiri,oculta, e distribui será responsável juntamente com o infrator.
No campo penal
Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003).
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003).
1o Se a violação consistir em reprodução total ou