Pl mkt
Não há uma fórmula de como agir com cada cliente, mas podemos mapear algumas ações que servem como facilitadores nesta gestão. Compartilho alguns tipos de clientes e como atendê-los:
Cliente decidido
Sabe o que quer e tem conhecimento do produto/serviço. Já sondou os concorrentes e muitas vezes está pronto para fechar um acordo.
Dicas para atendê-lo:
Ouvir mais do que falar; Fazer a venda rapidamente; Deixar o cliente decidir a hora de fechar o acordo; Não competir em conhecimento com o cliente; Realizar demonstrações curtas; Usarlinguagem técnica; Ser prestativo.
Cliente indeciso
Busca informações que subsidiem sua decisão de compra. Compara diferentes condições oferecidas pela concorrência.
Dicas para atendê-lo:
Fazer perguntas breves para descobrir o que o cliente está procurando; Deixá-lo à vontade, prontificando-se a atendê-lo; Mostrar-lhe rapidamente as opções disponíveis; Ter à mão todo o material de apoio à venda, como manuais, panfletos e folhetos; No momento apropriado, tomar pelo cliente a decisão de compra.
Cliente confuso
Tem uma vaga noção de seus desejos e necessidades. Mostra-se indeciso diante de muitas opções.
Dicas para atendê-lo:
Fazer perguntas básicas para descobrir seus desejos e necessidades; Limitar desde logo o número de opções conforme a disponibilidade da loja e as próprias necessidades do consumidor; Argumentar de forma simples e persuasiva.
Cliente apressado
Dá monstras de agitação e impaciência, consultando muitas vezes o relógio.
Dicas para atendê-lo:
Ser paciente; Atendê-lo como se ele fosse um cliente “decidido”, fazendo demonstrações rápidas e simples; Se necessário, trata-lo com objetividade e realizar um rápido fechamento.
Cliente sem pressa
É metódico. Raramente compra por impulso e costuma pensar duas vezes antes de tomar qualquer decisão.
Dicas para atendê-lo:
Mostrar calma, paciência e interesse; Limitar o número de opções para evitar indecisão; Estar