pisico
Atividade II: Com base no que foi discutido em sala de aula e em leituras sobre o tema escrever sobre a produção de conhecimento científico.
Conhecimento. Palavra derivada do latim cognoscere que significa ato de conhecer, que por sua vez significa, saber sobre algo ou alguém. Assim entendemos que o verbo conhecer sempre vem seguido de um complemento: quem conhece, conhece a...
Dessa forma, temos dois sujeitos nessa relação de conhecimento, o que conhece e o que é conhecido. Assim acontece na produção do conhecimento científico. Um primeiro sujeito, denominado pesquisador, é tomado pela curiosidade de conhecer um segundo, o qual chamarei de fenômeno. É importante ressaltar como bem lembra Boff (2002) citado em Wiki.ua.sapo.pt que “Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo”. Assim, o pesquisador carregado de vivências histórico-culturais deve se basear em um referencial teórico-epistemológico afim de buscar dentro do grande todo que é o fenômeno de seu interesse uma forma de lê-lo.
O fenômeno em si, em analogia a um livro, pode ser lido de várias maneiras, desde que o leitor lembre-se que a sua forma de ler vai lhe possibilitar diferentes perspectivas do livro inteiro, nesse sentido deve entender as relações dessas perspectivas com o todo.
A partir do reconhecimento da complexidade do fenômeno e da implicação do pesquisador enquanto ser histórico e cultural, o conhecimento científico segue seu ciclo metodológico, fazendo-se necessário encontrar uma unidade de análise no fenômeno estudado. Segundo Zanella (2007), a unidade de análise é a menor partícula que representa um todo. Torna-se mais fácil entender tal conceito, quando a referida autora cita Vygotski, o qual demonstrou que “o sentido da palavra é ilimitado”. Isto é a palavra enquanto unidade de análise da frase, ganha sentido em relação com a frase por completo,