pisico
URI Campus Santiago-RS
Curso de Psicologia – 1º Semestre
Professora Doutora Sibila Luft
SEMINÁRIO SOBRE BEHAVIORISMO
Santiago
2014
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
URI Campus Santiago-RS
Curso de Psicologia – 1º Semestre
Professora Doutora Sibila Luft
SEMINÁRIO SOBRE BEHAVIORISMO
Trabalho realizado em grupo sobre Behaviorismo, e apresentado em sala de aula na disciplina de História da Psicologia, na forma de seminário.
Santiago
2014
I - INTRODUÇÃO
No início do século XX, a Psicologia buscava sua inserção e reconhecimento como ciência. Dessa forma seguiu as regras dos métodos científicos definidos na época. A definição clara de um objeto e a utilização de procedimentos objetivos de estudos eram fundamentais para que se pudesse ocupar lugar ao lado das ciências já reconhecidas.
A reflexologia foi criada por Pavlov, prêmio Nobel em 1904 pela sua obra sobre a digestão. Centrou o estudo da psicologia no comportamento dos animais, procurando descobrir as respostas inatas ou adquiridas a certos estímulos. A principal descoberta de Pavlov foi os reflexos condicionados. Os cães, por exemplo, salivam não apenas quando viam comida (reflexo inato), mas também quando regiam a outros estímulos que eram associados à chegada de comida. Esta resposta dado que não era inata, era portanto aprendida por associação (reflexo condicionado). A investigação psicológica devia segundo Pavlov centrar-se no estudo destas respostas (reflexos inatos ou adquiridos) em relação aos estímulos do meio. A influência destas investigações foi enorme no desenvolvimento posterior da psicologia científica, em particular no Behaviorismo.
2. Behaviorismo
O Behaviorismo, palavra de origem inglesa que em português significa "comportamento" foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em 1913. O Behaviorismo é uma corrente e método