PISCOLOGIA III Atividade 4
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA III
PROFESSOR (A): CARLA MERCÊS DA ROCHA J. FERREIRA
ALUNA: Fernanda Restori Genelhú – 12.1.9506
DATA: 18/08/2014
A Psicanálise, desenvolvida por Sigmund Freud, é uma abordagem terapêutica baseada na observação de que os indivíduos, geralmente, não têm consciência dos inúmeros fatores que determinam suas emoções e comportamentos.
Os fatores inconscientes são essenciais à constituição de uma boa saúde mental, estando presentes nas mais diversas e ricas expressões do ser humano. Por outro lado, estes fatores costumam ser a fonte de consideráveis sofrimentos e de infelicidade, podendo se manifestar na forma de sintomas reconhecíveis tais como: angústia, fobias, compulsões e sentimentos de vazio.
Na educação Freud afirma que o educador jamais deixará de se defrontar com a constituição pulsional da criança- que por si só já é rebelde. O professor jamais deve ser analista ou psicólogo, mas pode usufruir dos conhecimentos nestas duas áreas para compreender um pouco melhor o que se passa na cabeça de seus alunos, abordá-los sob as mais diversas perspectivas, seja em termos culturais ou individuais. O conhecimento psicanalítico fornece fundamentos para uma série de atividades, tais como a educação, a psicologia (individual e social), agora a psicopedagogia, etc.
Referências Bibliográficas:
Kupfer , Maria Cristina. O Sujeito na Psicanálise e na Educação: bases para a educação terapêutica.
Kupfer , Maria Cristina. Afetividade e cognição: uma dicotomia em discussão.
FREUD, Sigmund. Sobre o narcisismo: uma introdução. In: Obras Completas da Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1980.
____. Romances familiares. In: ____. Obras Completas da Edição Standard Brasileira.Rio de Janeiro:Imago, 1980.
LACAN, Jacques. A agressividade em psicanálise. In: Escritos.Rio de Janeiro:JorgeZahar, 1998.