Pisco
Motivação O que nos motiva a agir ? - Trata dos esforços, das vontades, dos desejos e das aspirações humanas
- Relacionada as condições da pessoa, do ambiente e da cultura que explicam “por que queremos o que queremos” e “por que fazemos o que fazemos”
- Necessidade ou desejo que energiza o comportamento com determinada persistência e intensidade
- Estado interno, resultante de impulsos, instintos
- Ativador ou despertador do comportamento que direciona para satisfação da necessidade instigadora
- motivação é um desejo? Um sentimento? Um modo de pensar? Um sentimento de esforço? Uma necessidade ou um conjunto de necessidades? Um processo ou um conjunto de processos?
- Tema complexo para psicologia Aprendizagem e ensino
- Três Variáveis : estímulo do ambiente (reforço, incentivo) força interna (motivo, desejo, necessidade, impulso, instinto) objeto que mobiliza o indivíduo= fonte interna de satisfação
- estudo da motivação processos que fornecem energia e direção ao comportamento = emanam das forças do indivíduo como de seu ambiente.
- nossa motivação é atual, varia conforme a hierarquia da necessidade predominante
- atividade unidade básica de estudo na teoria da motivação
- a atividade evocada representa a mais forte entre o conjunto de tendências comportamentais de cada pessoa; ex: jantar, ver televisão, ler jornal.
- importância: Quando um indivíduo varia de uma ação para outra? Qual atividade escolherá? Com que intensidade se empenhará na atividade (conhecer suas tendências num dado momento)
Na teoria – o estudo da motivação e da emoção fornece respostas a perguntas como: por que ela fez isso? Como isso funciona? De onde vem o sentido de querer?
Na prática – fornece meios para o desenvolvimento da arte de motivar tanto a si mesmo como aos outros.
Motivos internos necessidades, cognições e emoções =