Piscina
Para ter um estilo de vida saudável é preciso adaptar certos comportamentos como por exemplo ter uma dieta saudável e praticar desporto.
Há várias modalidades, individuais ou coletivas, para as quais são realizadas diversas competições. Para praticar e vencer uma determinada modalidade é necessário muito esforço e dedicação, devemos ter habilidade e capacidade motora. No entanto, há desportistas que, para ganhar, em vez de o fazerem de uma forma justa, tomam substâncias ilegais para melhorar o seu rendimento.
O doping é a utilização de substâncias ilegais numa determinada competição, para assim melhor o seu rendimento durante a prova de modo a obter, deslealmente, melhores classificações. Estas substâncias alteram o rendimento humano e animal. O doping pode também ser considerado o uso de certas técnicas ou métodos que alteram o estado físico do desportista para aumentar o seu rendimento desportivo.
Tipos de doping:
Esteroides anabolizantes: são hormonas sintéticas que promovem o crescimento da massa muscular e da força.
Estimulantes: substancias que aceleram a atividade cerebral fazendo com que a resposta nervosa seja mais rápida.
Analgésicos: drogas calmantes que visam principalmente diminuir a dor.
Beta-bloqueantes: combatem o nervosismo, stress e ansiedade. Diminuem a pressão arterial
Hormonas peptídicas: aceleram o crescimento corporal e a potência muscular.
Agentes mascarantes: aumentam a quantidade de urina, para diminuir a concentração de substâncias suspeitas.
Beta-agonistas: destinam-se a aumentar a massa muscular e a diminuir a massa gorda.
Pessoalmente, e suponho que seja a opinião de muita gente, é extremamente errado o uso de doping. Em primeiro lugar por uma questão de ética. Se queremos vencer/conquistar algo, uma medalha, uma taça, devemos lutar por isso, mesmo que isso leve uma vida inteira. Devemos ter na nossa consciência que aquele prémio é nosso e não de uma cambada de substâncias. “A verdade vem sempre