filisofia
- Identificar algumas características dos gêneros discursivos jornalísticos, em especial notícias, em mídias impressas, televisivas e online.
- Reconhecer a importância do texto escrito no jornalismo impresso, televisivo e online.
- Perceber os pontos de contato e distanciamento entre oralidade e escrita.
Conteúdo(s)
- Características, assuntos e linguagem das notícias e reportagens.
- Organicidade e evolução dos gêneros discursivos.
- Coerência e coesão textual.
- Comunicação oral.
Ano(s)
8º
9º
Tempo estimado
20 aulas de 50 minutos.
Material necessário
- Notebooks (na sala de aula) ou computadores (no laboratório de informática) com acesso à Internet.
- Conta no serviço Twitter (para Twitcam).
- Câmera digital.
- Exemplares de notícias e reportagens de jornais impressos e online e telejornais.
Desenvolvimento
1ª etapa
Organize a turma em círculo e levante os conhecimentos prévios dos estudantes sobre os gêneros discursivos notícia e reportagem no âmbito das mídias impressas, televisivas e online. Distribua alguns exemplos de textos destes gêneros e pergunte "o que faz de um texto uma notícia", "onde uma notícia pode ser encontrada", "quais as diferenças entre uma notícia de jornal, rádio e televisão" e "qual a diferença entre notícia e reportagem". Problematize as respostas que surgirem e explique que estes conteúdos serão trabalhados nas aulas seguintes.
Conte, então, que para começar a entender o processo de elaboração das matérias jornalísticas vocês farão uma visita a um veículo de comunicação da região. Promova a ida dos alunos até um jornal, uma rádio ou uma emissora de televisão. Oriente a turma a entender como os profissionais de jornalismo trabalham e a indaga-los sobre o processo de produção dos textos jornalísticos. Caso a visita não seja possível, você pode substituí-la por uma conversa com um jornalista que se desloque até a escola e seja entrevistado pela classe.
Neste momento inicial também é importante