O que é filisofia
Filosofia consiste em um estudo de problemas essenciais relacionados a existências ao conhecimentos, a verdade aos valores morais e éticos a mente e a linguagem.
Entre seus métodos estão argumentação lógica e análise conceptual as experiências de pensamentos e outros métodos, diferenciando-se de pesquisas científicas.
PROBLEMA DO ENSINO DA FILOSOFIA
Quando tivermos compreendido os obstáculos na direção de uma resposta clara e segura, estaremos bem encaminhados no estudo da filosofia, pois a filosofia é simplesmente a tentativa de responder a estas questões fundamentais, não de uma forma descuidada e certa, como fazemos na vida cotidiana e mesmo nas ciências, mas de uma maneira crítica, após examinar tudo o que torna estas questões intrincadas, e após compreender tudo o que há de vago e confuso no fundo de nossas idéias habituais.
CIENTISMO
A filosofia, se não pode responder a todas as perguntas como desejaríamos que respondesse, tem pelo menos o poder de propor questões que tornam o mundo muito mais interessante e revelam o que há de estranho e maravilhoso por trás até mesmo das coisas mais vulgares da vida cotidiana.
TEORIAS E ARGUMENTOS
Como é óbvio, os filósofos não se limitam a enunciar problemas intrincados e sutis. Querem também resolvê-los. é por isso que constroem teorias, também elas muitas vezes intrincadas e sutis. No entanto, se não percebermos que problemas procuram eles resolver é altamente improvável que compreendamos e possamos apreciar o valor das suas teorias
Precisamos de argumentos para nos convencer que o problema do conhecimento de Descartes é realmente um problema e não uma fantasia. Precisamos de argumentos para nos convencer que as causas filosóficas de certo problema são estas e não aquelas, e que as suas conseqüências não são estas mais aquelas. E precisamos de argumentos para nos convencer que a teoria consegue realmente resolver o que pretendia resolver e que é verdadeira e não apenas um agregado de frases