Piscicultura - Tipos de Peixes
ESPÉCIE FACILITAÇÃO DA CRIAÇÃO
Tambaqui Adaptou-se muito bem à região, e tem um bom valor comercial.
Matrinxã Adaptou-se bem a região e tem muito valor comercial.
Curimatán Não tem muito valor comercial, mas se adaptou bem ao clima e a qualidade de água.
2º Comente sobre a construção dos tanques de piscicultura; falando do relevo do terreno, características do solo e da oferta de água.
Topografia (relevo) – ideal para terrenos planos de declividade de 2% (não maiores que 3%). A forma e tamanho das áreas importantes para futura expansão da atividade. Escolha de vales para construção de reservatórios (açudes, barragens). Os tanques precisam ser em um local que possibilite o abastecimento de água e drenagem por gravidade.
Tipo de solo – solos argilosos e baixa permeabilidade. Preferência solo argilosos (15% a 35%) e baixa permeabilidade.
Qualidade e disponibilidade da água – Quantidades suficientes para viabilizar a implantação do projeto de piscicultura. Origem da água, vazão, propriedades físicas, químicas e biológicas para o crescimento de organismos aquáticos. Se possível o abastecimento pode ser feito por gravidade.
3º Quais os principais critérios para a escolha de uma espécie de peixes a ser criado?
Na escolha dos peixes, o produto deverá procurar a espécie de peixe que se adapte melhor e se desenvolva na região.
4º Quais os fatores que o produtor deve levar em conta para escolher entre a piscicultura e alternativas de produção agrária?
A piscicultura é um dos melhores negócios da agropecuária. Ela dá uma boa renda, um bom lucro, e o homem pode ter cotrole sobre sua produção e além de tudo, é bastante prático realizar este tipo de trabalho.