Piscicultura marinha
Florianópolis SC
Robalo e linguado, espécies com potencial de cultivo no Brasil
Florianópolis SC
2013
Sumario
Introdução------------------------------------------ 4
Linguado-------------------------------------------- 5
Robalo-----------------------------------------------8
Referências-------------------------------------- 14
INTRODUÇÃO: A aqüicultura é, atualmente, uma importante fonte de proteína animal em várias regiões do mundo. A demanda por peixes marinhos está em constante ascensão, diferentemente da pesca extrativista que sofre declínio. A piscicultura marinha, no Brasil, ainda está em fase de pesquisa, porém surge como alternativa á pesca extrativista que vem deteriorando os estoques naturais e ameaçando a continuidade desse setor.
No Brasil, a criação de peixes marinhos não é uma atividade recente, pois foi introduzida no início no Século XVII em Pernambuco. De acordo com Von Ihering (1932), robalos (Centropomus), tainhas (Mugil) e carapebas
(Eugerres e Diapterus) eram as principais espécies criadas extensivamente em viveiros de maré nos municípios de Recife e Olinda, Pernambuco. Schubart (1936) estimou que, na década de 1930, esta região contava com 43 hectares de viveiros, que produziam anualmente 25 toneladas de peixes. Apesar desse início promissor, a piscicultura marinha não consta nas estatísticas atuais de produção de pescado do Brasil.
Linguado:
Os linguados são considerados peixes nobres devido a excelente