Kotler
PNQ
O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), administrado pela Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FNPQ), consiste em um troféu entregue às empresas de pequeno, médio ou grande porte, que apresentam excelência na qualidade, conforme os Critérios de Excelência (CE) editados pela Fundação.
A FNPQ, instituída em 1991, tem como missão "Promover a conscientização para a busca da excelência na gestão e disseminar conceitos e fundamentos relativos às práticas bem-sucedidas nas organizações, por meio dos Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade".
Os requisitos para candidatar-se ao Prêmio Nacional da Qualidade podem ser subdivididos em 3 partes:
Elegibilidade
Inscrição para Candidatura
Relatório da Gestão, contendo: Perfil da Organização; e Descrição da Gestão (no formato requerido pelos critérios).
A Banca Examinadora do PNQ é composta por profissionais voluntários, os quais desempenham as seguintes funções:
Juízes;
Instrutores;
Examinadores Seniores;
Examinadores Relatores;
Examinadores.
A análise crítica é executada sigilosamente pela Banca Examinadora através de um rigoroso processo de qualificação. Esse processo de avaliação se dá em três etapas:
Etapa I - análise crítica individual, por até 10 membros da Banca Examinadora.
Etapa II - análise crítica de consenso, análise por 1 sênior, 1 relator e os 4 melhores examinadores da etapa anterior, para as candidatas bem-sucedidas na Etapa I.
Etapa III - visita às instalações das candidatas bem-sucedidas na Etapa II, por até 6 membros da Banca Examinadora, liderada por um examinador sênior.
O Prêmio se baseia em um conjunto de oito critérios para a excelência do desempenho, que foi desenvolvida com base na troca de informações entre empresas públicas e privadas. Esses critérios possuem requisitos e técnicas atualizadas e sucedidas de administração de organizações, "o estado da arte da gestão para a excelência do desempenho". (PNQ 2000)
1 – Liderança