Pirataria
Pirataria, Plágio e Copia.
Pirataria de softwares, nada mais é que a distribuição gratuita de programas pagos, ou seja, você esta adquirindo um programa que teve um custo e esse custo seria pago com a compra do mesmo, isso é feito por mídias físicas e virtuais, eles tem suas licenças burladas e assim você pode ter um software pago gratuitamente, porem será necessário trocar as licenças usadas gratuitamente, pois o mesmo programa pode ser atualizado para que essa licença seja anulada.
Plágio não é tão diferente porem ele é mais como uma copia não autorizada com algumas diferenças, exemplo tem o programa Whatsapp, que tem sua versão plagiada que chamamos de Zapzap uma versão brasileira ao seu rival que foi usado como inspiração apesar de serem diferentes suas interfaces são muito parecidas assim como suas funções.
Copia nada mais é de que copiar algo já existente, seja ela trabalhos escolares, textos, ate CDs de musicas, filmes, e softwares. Um exemplo clássico é a distribuição de copias dos CDs e DVDs de versões do Sistema Operacional Windows, seja ela mídia física ou virtual, em apenas minutos você pode baixar qualquer versão do Windows com um serial valido para instalação, porem terá que usar programas de terceiros para ativa-lo com o tempo.
E oque isso tem a ver com a tecnologia da informação?
Com eu citei como exemplos muitas coisas que usamos em nosso dia estão relacionadas a esses 3 fatos, você pode estar no trabalho usando uma copia não autorizada do Windows, usando programas que não foram comprados para uso pessoal ou a trabalho.
Para evitarmos que isso aconteça é necessário saber quais programas se esta usando, evitar ao máximo usar programas terceiros para burlar alguma coisa, pois esses programas podem conter vírus e em nossa área pode ser fatal que as infrações vazem principalmente se esta fazendo alguma programação, pode se usar programas com licenças gratuitas os famosos Freewares. Hoje em dia existem