Estruturas met licas Caracter sticas e aplica es dos perfis
2.1.1. Pórtico Simples de Alma Cheia
Uma estrutura simples e simétrica com cobertura inclinada que tem vão livre de 15m a 45m e altura de 5m a 12m.
A inclinação da cobertura fica entre 5° e 20° e o espaçamento entre os pórticos entre 6m e 12m. É comum a utilização de mísulas nas ligações das vigas com as colunas e na cumieira. 2.1.3. Pórtico com Tirantes
Com a colocação de tirantes, consegue-se reduzir os deslocamentos horizontais e os momentos nas colunas.
São indicados para inclinações maiores que 15°.
Observar, que para algumas atividades os tirantes podem ser um obstáculo indesejável.
Laminados: São formados a partir de conformação de tarugos de aço em equipamentos denominados laminadores. No Brasil, podem ser encontrados até a altura de 6” (perfis leves), o que restringe a sua aplicação a estruturas de pequeno porte, como terças, travessas de vedações, barras de treliças e composição de perfis. Os principais tipos são L (cantoneiras), perfis I e U.
Dobrados: São produzidos por processo de dobramento ou perfilação a frio de chapas de aço. São geralmente empregados em construções mais leves (de até quatro pavimentos e vãos de até 8 m), além de compor barras de treliças, terças etc.
Soldados: São formados pela composição e soldagem de chapas planas de aço, o que permite grande variedade de formas e dimensões das seções. São normalizados em séries, de acordo com a finalidade de aplicação. Indicados para uso em edifícios, casas, galpões, estacas, pontes, até estruturas mais pesadas como plataformas marítimas e galpões industriais. Permitem grande variedade de formas e dimensões nas seções, sendo mais utilizados para obras imponentes com cargas mais elevadas e vãos acima de 10 m.
Eletrossoldados: Encontrados no formatos I e H, com perfis de até 20 cm de largura e 3 m de altura. São adotados em obras maiores, de até 20 pavimentos, sendo que a composição entre os perfis amplia a gama de