Relatorio De Microbio
Os micro-organismos são um grupo extremamente variado de seres vivos que não podem ser vistos a olho nu bactérias, protozoários e muitas algas e fungos microscópicos. Embora sejam muito pequenos, os micro-organismos são de extrema importância para a vida no planeta, assim como têm um grande impacto sobre as atividades humanas. Vivem praticamente em todos os ambientes possíveis, no ar, no solo, na água, no interior de outros organismos, e nas mais variadas condições climáticas, até mesmo em regiões abissais do oceano, onde nenhum outro organismo consegue viver.
As células eucariontes (fungos, algas e protozoários), são aquelas que possuem um núcleo individualizado (carioteca) envolvido através de uma membrana nuclear, dentro do núcleo existe a presença do material genético. Possuem organelas em seu interior com funções bem definidas. Ao contrário das células eucariontes, as células das bactérias não tem carioteca. Seu núcleo não é individualizado e suas células não possuem organelas.
Os fungos possuem duas formas diferenciadas: a vegetativa, composta de hifas que servem para fixação e absorção de alimentos, e a reprodutiva, onde se encontra uma célula que produz vários esporos. A maioria dos fungos se reproduzem por esporulação. Os esporos são células ovais muito resistentes a ambientes desfavoráveis e, portanto, os esporos servem tanto para reprodução quanto para resistência dos fungos.
Os micro-organismos são utilizados para produção de alimentos, estudos e tratamento de doenças.
Metodologia
Material
Microscópio óptico
Conta-gotas
Béquer
Lâminas de vidro
Lamínulas de vidro
Azul de metileno
Água
Soro Fisiológico
Iogurte
Fermento biológico
Material apodrecido (queijo e tomate)
Amostra retirada de lagoa
Métodos
Foi realizado uma observação microscópica dos micro-organismos (bactérias, protozoários, algas e fungos) com a intenção de ver como são e como funcionam no meio ambiente. No primeiro procedimento foi diluído 1 grama de iogurte em