pirataria
YOHAN COSTA CHAGAS
PIRATARIA
GOIÂNIA
2013
FACULDADE SUL AMERICANA
YOHAN COSTA CHAGAS
PIRATARIA
Trabalho complementar a avaliação da matéria de Ética do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Sul Americana.
Orientador(a): Elby
GOIÂNIA
2013
INTRODUÇÃO
De um momento para outro o mundo se viu diante de um movimento que parece não ter limites e nem barreiras, desafiando a lei e os governos de todo o mundo. Nas décadas de 70 e 80 a falsificação era um negócio de pequeno porte, os produtos eram claramente de baixa qualidade e muito baratos.
A democratização do luxo e a entrada da China no mercado globalizado mudaram este panorama, produtos inautênticos se proliferaram com grande velocidade e as grandes marcas, que até então não se preocupavam com este tipo de concorrência, foram pegos de surpresa.
O grande investimento pelas marcas de prestigio em ações publicitárias por um lado aumenta suas vendas, por outro dissemina o desejo de compra em grupos sociais que não têm poder aquisitivo para tanto, assim fazendo crescer junto com suas vendas a produção de produtos pirateados que podem ser adquiridos por 5% ou 10% do valor da mercadoria original. Frequentemente são apontados os aspectos antiéticos da pirataria, sua dimensão destruidora da economia formal, sua responsabilidade pela manutenção do submundo, sua ligação com o crime organizado, seu papel de vilão na evasão fiscal. Embora hoje em dia cds, canetas, perfumes, relógios e até água mineral sejam falsificadas, o ramo da moda é um dos mais prejudicados.
O que é Pirataria?
Pirataria é a apropriação, reprodução e utilização de obras (escritas, musicais ou audiovisuais) protegidas por direitos autorais, sem devida autorização. Ela pode acontecer de diferentes formas, desde a compra de CDs e DVDs falsificados, até o download