Piracicaba House
O terreno de 2.000m² resulta da fusão de dois lotes de esquina num condomínio privado.
A implantação da casa considerou não só o desnível do terreno como também a orientação (Norte), de modo a favorecer os quartos e as áreas sociais com a melhor insolação possível. A organização em três pavimentos dispostos em eixos perpendiculares permite que se vença o desnível do terreno com naturalidade, e que se acesse, de qualquer andar, o jardim:
- no inferior, semi-enterrado e implantado na parte mais baixa do terreno, paralelamente às curvas de nível, estão o depósito, a casa de máquinas e a garagem – esta em pilotis.
- no térreo, disposto em “L” e acessível a partir da rua por uma rampa em “S”, estão as áreas de serviço e a sala de estar/jantar – esta, inteiramente envidraçada, de um lado volta-se aos fundos do terreno e se integra ao deck da piscina por grandes portas de correr; de outro, é protegida do sol e da vista da rua por um extenso brise-soleil, formado por grandes aletas verticais, dispostas irregularmente ao longo de toda a fachada.
- no superior, num volume que se estende perpendicularmente às curvas de nível do terreno, e que numa extremidade avança em balanço em direção à rua e em outra se apóia na parte mais alta do terreno, estão os quartos e a sala de TV – esta abre-se para um grande deck de madeira, construído sobre a laje da sala de estar/jantar.
Encaixada no espaço resultante do “L” formado pelas áreas sociais e de serviço, e o talude que sobe em direção às cotas mais altas do terreno, está a piscina.
Autor
Isay Weinfeld
Arquiteto colaborador
Domingos Pascali
Arquiteto coordenador
Monica Cappa Santoni
Equipe de projeto
Juliana Scalizi | Adriana Aun | Pablo Alvarenga | Leandro Garcia
Área construída
1.980 m²
Localização
Piracicaba, Brasil
Ano
2009