Plano de Marketing - Loja de Doces
A empresa:
MinasDoce foi fundada há 10 anos, em Belo Horizonte, por duas irmãs, Sara Grossi e Ligia Grossi. A empresa começou com a fabricação de docinhos que eram vendidos de casa em casa. Com o crescimento do negócio, expandiu as vendas para pequenos varejos alimentícios e hoje produz os doces industrialmente. Hoje, possui uma parte de suas vendas através de 2 quiosques próprios, em dois shoppings de Belo Horizonte – BH Shopping e Shopping Boulevard. Porém, seu maior lucro provém de atacadistas e varejistas em geral. Com o mercado concentrado na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, seu faturamento provém de quatro tipos de doces: brigadeiro – 40%, beijinho – 25%, cajuzinho – 20% e olho de sogra – 15%.
Atualmente, a empresa encontra alguns problemas internos, sendo os mais agravantes: falta de um posicionamento definido e baixo faturamento. Outros pontos a serem levados em consideração dizem respeito as falhas na gestão e no marketing da companhia.
Macroambiente:
O mercado alimentício é um dos que mais cresce do Brasil. Segundo um estudo realizado pelo The Future Laboratory, em parceria com a Voltage, estima-se que até o final de 2014 o setor tenha um aumento de 37,2% em relação a 2009. O que leva a ser um ambiente de alta concorrência, cuja a rivalidade ocorre principalmente nos preços e na distribuição (PDV). No mesmo seguimento em que a empresa está inserida (doces, sobremesas, guloseimas e etc.) houve um grande aumento de consumo por parte da nova classe C. Entretanto, os consumidores, em sua maioria, buscam cada vez mais uma alimentação saudável, muitas vezes trocando os doces acima citados, por outros tipos mais nutritivos.
Com relação a concorrência, sua principal concorrente é a Doce Experiência, que também possui um quiosque no BH Shopping e fornece doces para a Grande BH. A empresa, fundada em 2012, apesar de nova, já conquistou um posicionamento de produtos qualidade, possui comunicação efetiva e constante, através da