Pinoquio as avessas
Roger Kalebe da Costa – C33FBJ-8
Luana Santana Gonçalves – C37ECE-0
PINÓQUIO AS AVESSAS
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2014
Roger Kalebe da Costa – C33FBJ-8
Luana Santana Gonçalves – C37ECE-0
REFLEXÃO ESCRITA SOBRE A HISTÓRIA
Trabalho solicitado pela disciplina de
Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem, sob a orientação da Professora: Silvana Castellan
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2014
1- INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre o Livro Pinóquio as Avessas. O objetivo deste trabalho é resumir o conteúdo considerando as abordagens de aprendizagem tradicional, comportamental e humanista. Além da introdução e resumo constam também, conclusão e referências bibliográficas. Cada abordagem sofreu influências de diferentes teóricos, realizando assim, os seus posicionamentos didáticos. Por meio de um exercício de análise, identificarmos em cada uma, suas características e as formas de utilização dos principais elementos didáticos como forma de pensar.
RESUMO
A estória de Pinóquio as Avessas é contada por Rubens Alves. Veremos a seguir a inversão de valores e principalmente da estória em si. Na estória original ensina que as crianças nascem de pau e só depois de passar pela escola viram crianças de verdade. Se não passarem pela escola, correm o risco de se tornar jumentinhos, com rabo e orelhas de burro, além de zurrar.
Pensando nisso o autor nos da uma estória ao contrário: um menino que nasce de carne e osso e, á medida que estuda na escola, vai virando outra coisa.
... E Felipe, deitado, ouvia a estória que seu pai lhe contava toda noite.
Você entendeu a estória Felipe? – perguntou.
-Pinóquio era um menino de madeira e para se tornar um menino de verdade, ele teria que ir a escola. Mas Pinóquio fugiu da escola, preferiu brincar. Aí lhe cresceram orelhas de burro. Quem não vai a escola fica burro. É preciso ir á escola