pinhal litoral
O Pinhal Litoral é, uma das dez sub-regiões que compõem a região designada por Região Centro.
A Região Centro é um espaço que se destaca no panorama nacional em algumas áreas. É detentora de uma situação privilegiada que tem por base vários factores, nomeadamente o facto de possuir uma localização geográfica que lhe permite obter vantagens: está entre os dois principais centros urbanos de Portugal (Lisboa e Porto), é atravessada pela principal auto-estrada do País e tem boas acessibilidades (rodoviárias, ferroviárias e marítimas) inter-regionais bem como em relação ao resto da Europa. Tem alguma tradição industrial mas, sobretudo no interior, com um cariz marcadamente tradicional. Possui uma oferta razoável de serviços designadamente no campo da Saúde e da Educação. Sobressai ainda pelo seu vasto património histórico, cultural, artístico e natural o que, de uma perspectiva económica, pode ter repercussões, por exemplo, no sector turístico. Acolhe também uma vasta mancha florestal.
Contudo, com estas vantagens coexistem alguns problemas dos quais se podem destacar o envelhecimento da população, a desertificação do interior, uma rede de transportes intra-regional insuficiente e a consequente dificuldade de fixação de indústria.
A Região Centro é, portanto, uma zona de contrastes que urge atenuar.
O Pinhal Litoral situa-se na faixa litoral, no sudoeste da Região Centro, limitado a norte pelo Baixo Mondego, a leste pelo Pinhal Interior Norte e o Médio Tejo, a oeste com o Oceano Atlântico e o Oeste e a sul pela Lezíria do Tejo. (Mapa1)
Estende-se por uma área de 1 741 km², e uma população de 260 924 habitantes (censos 2011), compreende cinco concelhos: Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós. (Mapa2)
Evolução Populacional
Gráfico 1
Observando o gráfico 1 notamos, depois de uma década de crescimento populacional, um período de decréscimo entre 1960 e 1970. Esta diminuição