Introdução à Demografia
Docente: Sónia Pintassilgo
INTRODUÇÃO À DEMOGRAFIA
ÍNDICE
Introdução 2
Estado da população
Conceitos 3
Resultados 9
Movimento da população
Conceitos 16
Resultados 18
Conclusão 23
Referências bibliográficas 24
Anexos 25
INTRODUÇÃO
No âmbito da unidade curricular Introdução à Demografia, surgiu a oportunidade de realizar um estudo relativo ao estado e movimento da população de uma determinada região e período intercensitário. A nossa escolha recaiu sobre a região do Pinhal Litoral e o período intercensitário de 2001 a 2011. Numa fase inicial do trabalho iremos apresentar o Estado da População, que engloba a quantificação e representação por sexo e idade, em que iremos retratar os seguintes fatores: relações e proporções de masculinidade, proporções etárias (jovens, adultos e seniores), relações de dependência (jovens, seniores e total), índices de envelhecimento, vitalidade, longevidade, sustentabilidade potencial, rejuvenescimento da população ativa e, por fim, relação de fecundidade.
Posteriormente, iremos analisar o Movimento da População, que inclui taxas brutas de mortalidade, natalidade e crescimento natural, balanço intercensitário (que contém a taxa de crescimento natural, a taxa de crescimento médio anual, a balança migratória e a taxa da balança migratória). Iremos construir quadros de interpretação com as informações retiradas do INE e Pordata, para uma análise mais aprofundada e precisa. Com vista à finalização do trabalho, analisaremos comparativamente os dados do Pinhal Litoral com Portugal e os dois anos intercensitários selecionados (2001 e 2011), de forma a concluir sobre as diferenças e semelhanças existentes.
ESTADO DA POPULAÇÃO
I. CONCEITOS
A relação de masculinidade é o quociente entre a população do sexo masculino e a do sexo feminino. Geralmente é expressa por 100 mulheres.
Relação de Masculinidade
Rm Pt= x 100
A relação de masculinidade, relativamente aos escalões etários diz