pimenta-do-reino no estado do para
EDUARDO SILVA LIMA GONÇALVES
Graduando do curso de agronomia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, campus dois, marabá, Pará, Brasil. oardiz@hotmail.com
RESUMO:
A pimenta-do-reino é o primeiro produto agrícola de exportação no Estado do Pará, que ocupa a terceira posição entre os exportadores mundiais, segundo o artigo Principais doenças fúngicas da Pimenteira-do-reino no estado do Pará e recomendação de controle, da revista Amazônia oriental 2010(Embrapa). Assim ela movimenta tanto a economia do Brasil e também a do estado do Pará, ajuda também no desemprego sendo que na época das safras de pimentas-do-reino emprega muitos trabalhadores, que segundo pesquisas do IBGE a cultura gera mais de 50milhoes de dólares por ano.
PALAVRAS-CHAVES: Pimenta-do-reino, Pimenteira-do-reino, Piper nigrum L.
PEPPER PRODUCTION-OF-THE UNITED STATE OF PARA, THE PERIOD 2002 TO 2011.
ABSTRACT:
The black pepper kingdom is the first agricultural product export in Pará State, which ranks third among global exporters. So she moves both the economy of Brazil and the state of Pará, also helps being unemployed at the time of the harvests of peppers-the-kingdom employs many workers, which according to IBGE surveys culture generates more than 50milhoes dollars per year.
KEYWORDS: Pepper, kingdom, Piper nigrum L
Introdução:
A pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.) é de importância para o comércio agrícola nacional e internacional, O Estado do Pará é responsável por, aproximadamente, 80% da produção brasileira, No Brasil, são produzidas algumas dezenas de variedades dessas pimentas. Entre elas, a pimenta-do-reino é uma das mais importantes no processo de obtenção de renda por parte dos agricultores, principalmente os familiares, nas Regiões Norte e Nordeste do país.
METODOLOGIA Os dados que serviram de base para este trabalho foram series temporais de área colhida e plantada, produção