Mercado da Pimenta
A pimenta-do-reino é uma planta trepadeira originária da Índia. É a mais importante especiaria comercializada mundialmente e é usada em larga escala como condimento, e também em indústrias de carnes e conservas.
O Brasil é um dos maiores produtores de pimenta-do-reino, oscilando entre a segunda e terceira posição no mercado mundial. Têm como principais compradores a Europa e os Estados Unidos.
CLIMA E SOLO
O clima mais adequado para pimenta-do-reino é o quente e úmido, com precipitação pluviométrica acima de 1500 mm de chuva bem distribuídas durante a maioria dos meses do ano, temperatura média de 25°C e umidade relativa em torno de 80%. O solo deve ser de textura mediana bem drenado com relevo plano ou levemente inclinado.
VARIEDADES
As variedades mais recomendadas são: Cingapura; Bragantina e Guajarina.
TRATOS CULTURAIS
Manter o pimental livre de plantas daninhas, através de limpeza manual ou mecânica e controle químico com herbicidas. O uso de enxadas deve ser evitado, devido o sistema radicular da pimenteira ser muito superficial.
Fazer o amarrio dos ramos de crescimento junto ao tutor com o auxílio de fita plástica.
Podar a gema terminal quando a pimenteira atingir o topo do tutor.
Não efetuar capinas, principalmente quando a planta estiver formada.
COLHEITA E BENEFICIAMENTO
As espigas são colhidas quando os frutos apresentarem cor verde clara e a semente endurecida.Após a colheita, as espigas são debulhadas manual ou mecanicamente e, após a debulha, os grãos são postos para secarem ao sol ou em secadores mecânicos.
O período de secagem é de 3 a 6 dias, dando rendimento final de 30 a 35% do peso dos frutos frescos.
ESTUDO MERCADOLÓGICO DA PIMENTA DO REINO
Mercado Internacional
A pimenta do reino é uma importante especiaria que tem sua origem na Índia, tem grande aceitação no mercado exterior e é comprada principalmente pela Europa e Estados Unidos onde é usada basicamente como condimento alimentar, indústria de