PIM contabilidade
‘’A Contabilidade é a ciência social que visa ao registro e ao controle dos atos e fatos econômicos, financeiros e administrativos das entidades. Trata-se de um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização. (BARROS, 2013)’’
A contabilidade na visão de Barros, é a ciência que fornece ao gestor ou contador informações do patrimônio da empresa em vários aspectos, como: receitas e despesas, lucro ou prejuízo, fluxo de estoque, entre outros. Todas estas informações são essenciais para o crescimento de uma empresa, não importa o tamanho dela, pequena ou grande, sempre a documentação e analise estão presentes quando a sucesso.
A palavra entidade, no conceito descrito por Barros, refere-se a pessoa física ou pessoa jurídica, ou seja, dois nichos de representação. Neste contexto, Pessoa física é a denominação do ser que possui personalidade, desde o seu nascimento até sua morte. E com os seus principais registros a certidão de nascimento e cadastro de pessoa física (CPF). Já a pessoa Jurídica tem como definição a não relação direta a apenas um só individuo, mas sim empresas, associações, cooperativas. Dentre estes, nenhum pode usufruir de seus direitos se não houver dois registros básicos que são: cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ) e registro na junta comercial.
‘’Os relatórios mais utilizados pela contabilidade financeira são: o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultados, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstrativo de Fluxo de Caixa, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos.’’ Padoveze (2000, p.31).
Dentro da contabilidade, existe um ‘’leque’’ de ferramentas contábeis que demonstram suas despesas e receitas, e explicitação de patrimônio. Uma delas é chamada de balanço patrimonial (B.P), que tem como objetivo quantificar os patrimônios da empresa, ou