Contabilidade pim
-Ativo
O ativo representa todos os bens, direitos e valores a receber de uma entidade.
Exemplos:
Dinheiro guardado no banco;
Duplicatas a receber, provenientes de vendas a prazo;
Estoques de produtos para venda;
Móveis para uso da empresa;
Veículos (carros, caminhões etc.);
Edifícios;
Terrenos
Máquinas
-Patrimônio líquido
O patrimônio líquido representa o registro do valor que os proprietários de uma empresa têm aplicado no negócio.
Exemplo:
Vamos admitir que você e um sócio decidiram abrir uma empresa. Mas, para iniciar as atividades, a empresa necessita de um capital inicial de $20.000, que vocês entregam ao gerente da firma. No momento em que a empresa recebe o dinheiro, a posse deste representa um ativo. Mas por outro lado, a empresa deve registrar que seus proprietários (os sócios) aplicaram no negócio uma determinada quantia, o capital, que representa o patrimônio líquido da companhia.
Neste ponto, uma dúvida comum costuma surgir. Nós aprendemos que os bens de uma empresa representam o seu patrimônio. Por que, de repente, o patrimônio passa a ser chamado de ativo e o valor que os proprietários aplicaram no negócio é denominado patrimônio líquido?
A resposta é simples. Suponhamos que sua empresa recém-constituída decida comprar um veículo; porém, uma parte da compra será financiada.
-Demonstração do resultado
O artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações) instituiu a Demonstração do Resultado do Exercício.
A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.
De acordo com a legislação mencionada, as empresas deverão na Demonstração do Resultado do Exercício discriminar:
- a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
- a receita líquida das