Direito
O Serviço Social foi devidamente inserido na divisão sócio técnica do trabalho, 1930 dando respostas tanto para as classes que trabalham como para as classes que contratam seus serviços.
Podemos dizer que a partir de 1818/1883 com Karl Marx a profissão de serviço social começa a ser hegemônica no Brasil a partir da década de 1980, sendo o mesmo fruto de renovação sob a perspectiva da intenção de ruptura que era processada desde finais da década de 1960 (Neto 1996).
Para que possamos compreender a profissão é necessário inseri-la no movimento histórico da sociedade como explica Yazbek, podemos dizer que é produto das relações sociais.
Trabalhar com a classe subalterna, viver em seu meio, em seu dia a dia, entra em sua rotina de vida de forma direta ou indireta, classificamos como assistente social – sendo dominado “mundo da cultura”
Em 1990 após a ditadura finalmente foi realizada algumas considerações gerais de como analisar o serviço social no seu percurso histórico, se aproximou das diferentes concepções de cultural
Afirma que cultura em uma de suas definições e produzida pelo homem que transforma e a realidade na qual age sendo assim a cultura não e estatística e sim processo histórico.
Bezerra afirma neste texto que a cultura e determinada pelo trabalho com base na manifestação da consciência social sendo assim organização do trabalho e vida material correspondem a um universo cultural.
Segundo Willians a palavra cultura é de origem romana, que vem da expressão latina colere, significando relacionado à preservação da natureza, para torná-la mais habitável ao ser humano.
Com surgimento da antropologia, foi feito um resgate referente ao termo cultura, designando os modos de vida e costumes de um povo destacando também as formas padronizadas de comportamento.
Sociologia, com ela veio a obordagem que remete à categoria cultura a dimensão do conhecimento da sociedade e suas expressões como da arte, literatura, ciência,