Piloto automatico
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Curso: Engenharia Mecânica Professor TIDIR: Renato Aguilar
Adson Francisco de Souza, Carlos Henrique da Silva, Danielle de Paula Santos, Mairon Douglas Vieira, Mathaeus Sousa Braz, Paulo Octavio de Sousa e Wiliamberto da Silva Souza
Resumo
O mercado automobilístico, tem atualmente buscado desenvolver novas tecnologias que possibilitam mais conforto, segurança e praticidade aos condutores e passageiros. Devido aos grandes índices de acidentes, muitas vezes provocados por falhas humanas, empresas vêm direcionando suas pesquisas em sistemas que auxiliam o condutor. Nosso artigo irá apresentar o sistema de piloto automático e seus dispositivos que auxiliam na redução destas falhas.
Palavras-chave: piloto automático, condutores, dispositivos.
Introdução
O piloto automático é um sistema responsável por assegurar uma dirigibilidade segura no trânsito.
Esse sistema trabalha com emissão de sinais pelos sensores que trabalham conjuntamente com uma câmera frontal e dois sensores de radar, que detectam a posição do veículo à frente e controlam a aceleração e frenagem, evitando colisões e garantindo a condução segura nas mais diversas condições de rodagem.
Os sensores de proximidade ultra-sônicos podem ser usados como dispositivos de detecção sem contato em muitas áreas da automação. Permitem detectar flexíveis e confiáveis objetos de materiais, formas, cores e texturas diversas.
Desenvolver unidades de controle inteligentes capazes de atender funções em um veículo, como a de conforto, de forma segura e eficiente, padronizada e aperfeiçoando conhecimentos já empregados, em concordância com a legislação vigente, e acima de tudo, de forma que agrade o consumidor final, é o que impulsiona os avanços no setor.
As consequências, destes desafios impostos são veículos cada vez mais sofisticados.
Um exemplo disso é a unidade de controle do