Pilha
Objetivo:
As pilhas realizam reações químicas espontâneas quando realizadas em condições que permitam obter um fluxo de carga elétrica, ou seja, corrente elétrica.
Nesta experiência vamos construir uma pilha, para saber como funciona uma pilha e quais os tipos de reações adequadas.
Materiais:
1 béquer de 50 mL
1 lâmpada de 1,2 volt com soquete
2 fios condutores com jacarés nas pontas
1 lâmina de cobre
1 fita de magnésio
40 mL de ácido sulfúrico 1 mol/L
Procedimento:
Em um béquer foi colocado 40 mL de ácido sulfúrico, com duas placas uma de magnésio e outra de cobre em uma das placas com preso um fio condutor com jacaré e a outra presa na soquete da lâmpada a outro fio condutor com jacaré foi presa a lâmina de cobre e ligada e outra ponta do soquete da lâmpada.
Figura 1: inicio do experimento, começando a reação.
Figura 2: ocorrendo a reação, a lâmpada acessa.
Resultados:
Com o circuito fechado ocorreu à passagem de corrente elétrica onde a pilha acendeu durante o experimento o ácido sulfúrico estava borbulhando com a liberação de íons H+, pois se transforma em gás hidrogênio por isso ocorre o borbulhamento.
Questionário:
Reproduza uma figura semelhante, ilustrando o que observou durante o funcionamento da pilha.
1) De onde surgem os elétrons que reagem com íons H+(aq)?
Os elétrons que reagem é do Magnésio (Mg). 2) Como se formou a corrente elétrica que fez com que a lâmpada se acendesse?
Formou a corrente elétrica com a movimentação do elétrons do magnésio, passando pelo fio condutor que acendeu a lâmpada, que após isso passou para o cobre liberando o gás hidrogênio.
3) O exame da equação II, representativa da transformação que ocorre na região de contato do cobre com a solução ácida, permite decidir qual dos esquemas da figura está correto. Escolha o que considera correto e justifique.
O esquema correto é o B, pois a corrente elétrica vem do Mg, conforme a figura.
Conclusão:
A pilha