Pietà
Miguel Ângelo
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, é o nome completo de Michelangelo ou Miguel Ângelo. Nasceu a 6 de março de 1475 em Caprese. Passou a maior parte da sua infância e adolescência em Florença. Foi pintor, poeta, escultor, arquiteto, e desenvolveu seu trabalho por mais de 70 anos. Morreu em Roma a 18 de Fevereiro de 1564.
Pietà
A Pietà de Miguel Ângelo é uma obra de admirável perfeição.
Encanta-nos por isso mesmo.
A Pietà de Miguel Ângelo é a perfeita visão de anatomia humana modelada pelas mãos do grandioso artista que tinha apenas 23 anos de idade quando começou a obra. Em função da pouca idade, muitos não acreditaram que fosse o autor. Por esse motivo ele teria inscrito o nome na faixa que atravessa o peito de Maria: “Miguel Ângelo Buonarotus de Florença fez”.
Trata-se de um trabalho de admirável perfeição, organizado segundo um esquema em forma de pirâmide, um formato muito utilizado pelos pintores e escultores renascentistas. A virgem Maria segura o filho Jesus morto nos seus braços, uma cena trágica, porém inspirou Miguel Ângelo em mais uma das suas importantes criações conhecida como "A Pietà de São Pedro" ou simplesmente a "Pietà de Miguel Ângelo."
Nesta obra delicada o artista encontrou a solução ideal para um problema que preocupara os escultores do Renascimento: a colocação do Corpo de Cristo morto no colo de Maria. Para isso alterou deliberadamente as proporções: o Cristo é menor que a Virgem, que é para dar a impressão de não esmagar a Mãe e mostrar que é seu Filho, para não “sair” do esquema triangular. A Virgem Maria foi representada muito jovem e com uma nobre resignação: a expressão dolorosa do rosto é idealizada, contrastando com a angústia que tradicionalmente os artistas lhe imprimiam. Miguel Ângelo compôs a imagem de Jesus dentro da limitação do corpo da virgem, de modo que este coubesse no manto e assim nos dá a ideia da ligação entre mãe e filho.