PIETÀ ARTE RENASCIMENTO
Arte Renascentista
A Pietà, é um tema recorrente na arte sacra em que a Maria lamenta sobre o corpo de Cristo. Nenhuma, entretanto, se compara à de Michelangelo, esculpida em mármore, entre 1498 e 1499, quando o escultor florentino tinha apenas vinte e três anos.
A grandeza desta obra prima não pode ser explicada, apenas sentida. Maria contempla em seus braços o corpo sem vida e intencionalmente reduzido de Jesus. Michelangelo quebra as regras de proporção para dar maior expressividade à sua obra.
Ao apresentá-la ao público, muitos duvidaram que o jovem escultor fosse mesmo o autor. Michelangelo então pegou o cinzel e assinou seu nome. Tornou-se a única obra assinada do grande mestre.
A escultura faz parte do acervo da Basílica de São Pedro, na primeira capela da alameda do lado direito. Desde que a estátua foi atacada em 1972, está protegida por um vidro a prova de bala. Tem 174 centímetros por 195 centímetros.
INTRODUÇÃO À ANÁLISE DA OBRA
1. Qual o nome da obra? Ou seu título?
A obra se chama Pietà, que em português quer dizer “piedade”.
2. Quem é o autor da obra?
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.
3. Quando a obra foi realizada?
Em 21 de setembro de 1498 a obra foi encomendada, acredita-se que ela foi feita então, entre 1498 e 1499.
4. Onde foi feita? (País e cidade)
Basílica de São Pedro – Vaticano/Itália
PRIMEIRO ESTÁGIO DA ANÁLISE
5. A imagem é bi ou tridimensional?
Trata-se de uma escultura tridimensional.
6. Quais as medidas da obra?
1,74 m de altura e 1,95 m de base e 69 cm de profundidade. Para obter maior harmonia, Michelangelo usou proporções diferenciadas: Maria é representada maior que o Filho. Assim, ela consegue acomodá-lo em seu colo, tornando-o simplesmente isso: o Filho.
7. De que material é feita?
A escultura foi esculpida em um único bloco de