slide Nelson Mandela
Historia
Nelson
Rolihlahla Mandela (Qunu, 18 de julho de 1918), advogado, foi um líder rebelde e presidente da África do Sul de
1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Líder da luta contra racismo se tornou primeiro negro a ocupar o cargo. Eleitores festejaram com dança e churrasco nas ruas, há 13 anos.
No dia 10 de maio de 1994 o mundo assistiu ao que, anos antes, parecia improvável no país que havia sido regido pelo racismo: a posse de um negro na presidência da África do Sul.
Continuação
Depois
de lutar pelo fim da segregação, o líder Nelson Mandela venceu a primeira eleição multirracial e assumiu o cargo há exatos 13 anos. Por trás do rosto singelo de Mandela há uma alma 'rebelde' de fins sociais e humanitários. O ativista e guerrilheiro nasceu em 1918. Na juventude estudou direito. Na faculdade tornou-se opositor do regime apartheid
(que negava aos negros os direitos políticos, sociais e econômicos) e integrante do movimento Congresso
Nacional
Africano
(CNA),
onde, posteriormente, fundou com outros rapazes a Liga Jovem do CNA.
Continuidade
Na década de 60, o movimento tornase armamentista após o Massacre de
Sharpeville, ocorrido em março de 60, quando a polícia africana controla uma manifestação de forma bruta matando 69 pessoas e ferindo 180.
Neste momento histórico, o Governo da África do Sul decreta a ilegalidade do CNA. A partir de então, o CNA cria o movimento 'Lança da Nação' ou
MK, com objetivo de sabotar o governo. Em 62, Mandela foi preso e dois anos depois sentenciado a prisão perpétua por planejar ações armadas e conspirar contra o governo.
Continuidade
Na prisão, Mandela acaba