Arte - Pietá, Van Gogh
Bruno Vieira
Filosofia – 10ºG
Prof. Ana Paula Neves
O que é a arte ?
O conceito da palavra arte provém do latim “Ars” (habilidade). É definida como uma atividade que manifesta a estética visual, desenvolvida por artistas que se baseiam nas suas próprias emoções. Por norma, a arte é um reflexo da época e cultura vividas numa determinada sociedade, a arte existe desde os primeiros indícios do desenvolvimento do homem, inicialmente posta em uso para colmatar necessidades de sobrevivência, como utensílios de cozinha e inscrições em cavernas. No Século V a. C. , passou a ser considerada uma técnica (do grego tékn) onde esculturas e pinturas eram feitos maravilhosos e técnicos.
A arte é produzida com o objetivo de demonstrar o pensamento do artista e expressar os seus sentimentos, através de correntes de estilo e estéticas diferentes. Estilo é a forma da obra e Estética é o fundamento da arte. Cada um interpreta os cenários e objetos de uma maneira única e singular, o que caracteriza o movimento que a nomeia.
Existem diversas de formas de representação do sofrimento, cada um dos autores, servindo-se de diferentes meios, captou e retratou a emoção sentida por Maria, mãe de Jesus.
Reinaldo Ferreira – Poema, estilo lírico.
Michelangelo – escultura.
Pergolesi – música – Stabat Mater
Apesar de se tratar de uma obra arte sacra e de representar a morte de Cristo (um momento importante no Cristianismo), a Pietà pode ser interpretada como uma representação simbólica de todas as mães perante a morte de um filho.
A beleza formal da pintura estimula a nossa sensibilidade, levando-nos a um estado afectivo paradoxal, somos ao mesmo tempo tocados pela dor retratada e atraídos pela beleza formal da obra, a isto se chama uma experiência estética, um estado afetivo de agrado e de prazer suscitado pela apropriação subjetiva de um objeto.
A Pietà é um objeto estético pois a sua contemplação provoca uma emoção estética, um