Piauiense
Com uma pesquisa rápida, discorreremos sobre a história da gastronomia, passando pela Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, Idade contemporânea, passando a pesquisar e a dissertar sobre a gastronomia piauiense, apontando as comidas tradicionais, bolos e doces, bebidas, gastronomia das principais localidades piauiense, crendices e curiosidades, restaurantes que servem comida regional em Teresina – PI, e divulgar o I Festival Gastronômico de Pedro II-PI.
A principal preocupação da arte de cozinhar é proporcionar o máximo de prazer a quem come. A cozinha tem a marca do passado, uma grande sucessão de trocas, conflitos, desavenças e reconciliações entre cozinha comum e arte de cozinhar.
Para se falar de gastronomia é preciso se voltar aos primórdios e relatar fatos da Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, Idade contemporânea, para poder compreender um pouquinho da historia gastronômica piauiense.A culinária piauiense destaca-se das demais do nordeste. O sabor da nossa comida foi estabelecido pelos indígenas, primeiros povos que habitaram esta terra, onde o complemento da culinária piauiense foi implantado mais tarde pelos portugueses e africanos, quando chegaram no Estado.
CULINÁRIA PIAUIENSE
A culinária piauiense destaca das demais do nordeste. O sabor da nossa comida foi estabelecida pelos indígenas, primeiros povos que habitaram esta terra. Segundo historiadores e relatos de padres que por aqui passaram, naquela época as refeições eram à base de milho, farinha de mandioca, palmito, macaxeira cozida com sal, abóbora, peixes, preás, mel e pimenta da terra. A tipicidade está em permanecer utilizando esses ingredientes em