migração piauiense
MUNICÍPIO DE MORRO AGUDO – SP
Ana Luiza dos Santos Costa – UFU analuizaufu@yahoo.com.br Geisa Daise Gumiero Cleps – UFU gdgumiero@ras.ufu.br Resumo: Com o crescente desenvolvimento da atividade açucareira no estado de São
Paulo e as dificuldades enfrentadas pela população nordestina devido, entre outros fatores, ao clima semi-árido da região, houve uma grande migração para a região sudeste, em busca de trabalho e melhor condição de vida para suas famílias. No município de Morro Agudo (SP), a atividade açucareira trouxe uma grande quantidade de nordestinos oriundos do Piauí. Alguns migraram definitivamente para o município, sendo que outros migram para a região somente no período da colheita da cana-deaçúcar. Através deste trabalho pretende-se compreender a dinâmica populacional do município de Morro Agudo, assim como sua organização, as atividades econômicas e a migração como fator de influência na economia e hábitos locais.
Palavras-chave:
Migração;
Morro
Agudo
(SP);
cana-de-açúcar;
economia
sucroalcooleira; agroindustrialização.
Introdução
O Brasil está entre os maiores produtores de cana-de-açúcar do mundo. Isto ocorre devido ao vasto investimento nesta cultura, principalmente pela crescente busca de combustíveis menos poluentes, os biocombustíveis e, também, pelo fato de que o açúcar estava extremamente escasso no mercado internacional, fazendo com que os preços fossem impulsionados incentivando vários países a cultivar a cana-de-açúcar.
A idéia da substituição dos combustíveis fósseis, atualmente, é o maior incentivo à produção da cana-de-açúcar, pois surge, novamente, a idéia de que o álcool seria um excelente substituto à gasolina, o que nos faz lembrar o Próálcool, trazendo novas esperanças aos produtores de cana.
O Brasil possui excelentes condições para atender a necessidade do mercado nacional e internacional, tanto na produção do açúcar, quanto na