Administraçao de pessoal
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
ATPS – Plano de Trabalho para Departamento de Pessoal
Disciplina: Técnicas de Administração de Pessoal
Tutora a Distancia Jurema Tussi Cunha
Ana Luiza Bueri Garufi– RA 1299201737
Bruna Carolina dos Santos – RA 1299194741
Cinthia Paixão Santos de Abreu Miné – RA 1299194659
Gabriela César Raymundo – RA 1299194710
Luana de Abreu Miné– RA: 1299195403
TAUBATÉ/ SP
2013
INTRODUÇÃO
- Fazer um resumo do artigo: O profissional de DP na evolução histórica do RH e seu perfil atual.
Para que seja possível compreender como ocorreu a evolução do DP em RH Estratégico apresentaremos de forma resumida os principais pontos deste desenvolvimento, abordando-o em as quatro fases desse processo.
Fase 1- Gestão de pessoas como Departamento de Pessoal. Todas as atividades de pessoal eram executadas por um contador as mesmas se resumiam em: admissão, pagamento e demissão. O empregador é que tinha o poder,não existiam as leis trabalhistas.
Fase 2- Gestão de pessoas como gestão de Comportamento Humano. No nosso país, as primeiras leis trabalhistas surgiram em 1930, nesse momento surge a figura do “chefe de pessoal”. O que se esperava desse profissional era o conhecimento da legislação trabalhista com o intuito de se evitar problemas para o empregador. Nesta fase, o estereótipo do profissional ideal para a área de RH era o bacharel em direito, pois o mesmo possuía os conhecimentos acerca da lei. Durante os anos 60 e 70 surge a figura do gerente de linha, onde ele tinha como a principal preocupação a área de RH.
Fase 3- Modo Estratégico de Gestão de pessoas. Já nas décadas de 70 e 80, o foco do RH começa a ganhar o caráter estratégico. A gestão de RH passa a ter como responsabilidade realizar a integração das suas áreas entre si e com a estratégia corporativa da empresa.
Fase 4- Gestão de pessoas como vantagem competitiva. Nesse momento