Piaget e sua ideias
Piaget, a Ciência e a Filosofia
De 1910 à 1915, Piaget fez parte de um grupo de jovens naturalistas amadores, "O Clube dos Amigos da Natureza", fundado em 1893 por Loosi e Bovet, cuja a idéia era criar uma sociedade de ciências naturais formada por alunos de escolas secundárias latinas e do ginásio.
"Na idade de 10 ou 11 anos após entrar no colégio latino, eu decidi ser mais sério. Tendo percebido um pardal albino, num parque público, mandei um artigo para o jornal e para o Diretor do Museu de História Natural, pedindo-lhe a permissão de estudar suas coleções fora do horário de funcionamento. Ele me convidou imediatamente. Eu colava etiquetas sobre as coleções de conchas terrestres e de água doce. Estes estudos, por prematuros que fossem, foram muito úteis à minha formação científica; no mais, eles funcionaram, se assim posso dizer, como instrumento de proteção contra o diabo do Filosofia. Graças a eles, tive o raro privilégio de vislumbrar a ciência e o que ela representa, antes de sofrer as crises filosóficas da adolescência. Ter experiência precoce desses dois tipos de problemática constituiu, estou convencido, um móvel secreto de minha atividade ulterior em psicologia".
J.Piaget
"Quando eu tinha 15 anos, (...) segui minha "instrução religiosa" com um vivo interesse, mas ao mesmo tempo com um sentido crítico despertado. (...)
Nesta época, eu tive a boa sorte de encontrar na biblioteca de mau pai "O esboço de uma filosofia de religião após a psicologia e a história", de August Sabatier. Eu devorei este livro com imenso prazer. Os dogmas, reduzidos à função de "símbolos", e acima de tudo a noção de uma "evolução de dogmas" - eis uma linguagem que me era muito compreensível e satisfatória para o espírito. Assim uma nova paixão toma conta de mim: a filosofia".
J.Piaget
"Meu padrinho Samuel Cornut, (...) me convidou a passar as férias com ele no lado de Annecy (1912). Eu guardo uma excelente recordação desta visita (...), mas meu padrinho