Piaget - estágios de desenvolvimento
CURSO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
PROFESSORA: TAIA DUARTE MOTA
ALUNA: PALOMA R. CUSTÓDIO
DATA: 03/05/2013
JEAN PIAGET: ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO
Piaget sempre buscou entender o desenvolvimento humanos sendo físico e psíquico. Com suas pesquisas chegou em algumas conclusões extremamente importantes, sendo principalmente na área da educação mesmo não especificando a aprendizagem.
Piaget apresentou 4 períodos, onde mostra a evolução do humano divididas em faixas etárias:
1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos) – Nesse período o universo que está em volta da criança ainda está sendo percebido e descoberto através de seus sentidos. À partir desses acontecimentos a criança irá aperfeiçoar os movimentos, reflexos e habilidades para concluir o período.
2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos) – O ínicio desse período é marcado pela necessidade do uso da linguagem e existência do pensamento racional. Neste momento a linguagem aciona a vida social e afetiva da criança já que ela poderá ter uma melhor interação. Lembrando que o desenvolvimento da linguagem depende diretamente do desenvolvimento da inteligência.
Este período é marcado também pelo pensamento egocêntrico onde a criança apresenta um entendimento contraditório da realidade.
3º período: Operações Concretas (7 a 11, 12 anos) – O egocentrismo do período anterior dá lugar aos seus próprios pensamentos, próprios pontos de vista. A criança consegue ter a noção do início, meio e fim de um processo e também do certo e errado.
4º período: Operações Formais (12 anos em diante) – O questionamento é o ponto forte desse período, onde a criança cria suas críticas e suas próprias teorias do mundo. A criança já tem sua forma de raciocinar que o acompanhará durante a vida adulta podendo haver mudanças.
Um momento importante onde os pensamentos concretos se transformam em abstratos.
Piaget também mostrou sobre o desenvolvimento