Os estágios do desenvolvimento infantil, segundo piaget
Piaget acreditava que o que distingue o ser humano de outros animais é a sua capacidade de ter um pensamento simbólico e abstrato, acreditava que a maturação biológica estabelece as pré-condições para o desenvolvimento cognitivo. Sua teoria nos mostra que o individuo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo, ou seja, não se recebe um novo conhecimento sem que o organismo já tenha um conhecimento anterior. Piaget nos mostra que o desenvolvimento humano inicia-se no período pré-uterino e vai até os 11 ou 12 anos de idade, evoluindo e passando por estágios.
Palavras-chave: Jean Piaget. Desenvolvimento Cognitivo. Estágio Pré-Operatório.
1 INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho acadêmico será abordado à teoria do desenvolvimento cognitivo humano, segundo Jean Piaget. Abordarei os estágios do desenvolvimento infantil com uma ênfase maior no estágio pré-operatório. Onde Piaget apresenta dois subestágios que são: o período pré-conceitual e o período intuitivo.
2 A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE JEAN PIAGET
Desde muito cedo Jean Piaget demonstrou sua capacidade de observação. Formado em Biologia se interessou a estudar o desenvolvimento cognitivo dos seres humanos. As teorias de Jean Piaget tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência humana. Daí o nome dado a sua ciência Epistemologia Genética que é entendida como o estudo do mecanismo da inteligência.
Piaget divide os estágios de desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento e a uma adaptação ao mundo exterior como toda adaptação biológica. Este pesquisador também baseou suas observações nas condutas de seus próprios filhos, quando eram bem pequenos.
A construção da inteligência dá-se, portanto em etapas sucessivas com complexidades crescentes, ou seja, são sequências uma das outras. A isto Piaget chamou de “Construtivismo seqüencial”.
A