PI A ARTE DE ARGUMENTAR
Projeto Integrador
Resumo do Livro
A Arte de Argumentar – Gerenciando Razão e Emoção
Autor: Antônio Suárez Abreu
Curso: Direito 1º B
Aluno: Allan Sian Saquetto
Colatina 08 de Junho de 2015
Resumo do livro:
A Arte de Argumentar
Gerenciando Razão e Emoção
Autor: Antônio Suárez Abreu
Como é importante a comunicação desde a antiguidade e como ela evoluiu, e a partir dessa evolução surgiram novos meios, um deles é a mídia que atualmente tem forte influência sobre o nosso julgamento crítico e como isso afeta a vivência entre as pessoas.
Atenta-se para o fato de que toda a informação que chega até nós tem que ser esmiuçada, antes de formarmos qualquer opinião, temos que buscar informações de outras fontes e verificar a veracidade delas.
Com as informações e os termos de tratamentos corretos podemos gerenciar nossas relações, conversando e argumentando para compreendermos o universo do outro, e assim implantarmos nosso ponto de vista de forma coerente e convicta. Ao nos relacionarmos devemos ser mais informais deixando de lado a hierarquia conhecendo a fundo o outro e nos deixando a conhecer expondo nossas idéias e emoções. Nessa arte há a necessidade de aprender a “preparar o terreno”, criando uma necessidade e a partir da argumentação convencer o outro a fazer o que queremos.
Que ao criar paradoxos ao senso comum, ou seja, criar argumentos que contrariam os princípios básicos, desenvolvemos diferentes pontos de vista sobre determinado assunto que está diretamente ligado ao exercício da criatividade.
Na argumentação existem algumas condições e técnicas a serem consideradas como a identificação do problema, qual a necessidade, quais são as perguntas a cerca do assunto, as condições socioculturais do auditório (se adequar ao nível intelectual do público através da linguagem), argumentação clara, deve-se ouvir ao outro, prestar atenção ao tom de voz, aos sinais corporais (postura, expressões faciais,