Monica de souza
Monica de Sousa, filha do ilustríssimo cartunista Mauricio de Sousa, criador da turma da Mônica, conta em entrevista à revista: Pequenas Empresas e Grandes Negócios, edição de abril de 2015, como se deu o seu literal crescimento sabendo que ela foi a inspiração para que seu pai criasse a personagem principal da turma da Monica. A empresária enfatiza também sua atuação profissional na empresa de forma a não ser vista como “a filha do dono” e os desafios encontrados ao longo da carreira. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo mostrar a realidade da Mônica quando criança e seu convívio com sua personagem, bem como o trabalho em família e a polêmica em torno da publicidade infantil, temas esses os quais a diretora comercial da Maurício de Sousa Produções expôs seu conhecimento.
PIRES, Fabiana; GOMES, Thomaz. Escolhi não ser vista como a filha do dono. Pequenas Empresas e Grandes Negócios. P. 36-41. Abril, 2015.
A matéria da revista referenciada, intitulada como: “Escolhi não ser vista como a filha do dono”, traz a trajetória da história da MSP (Maurício de Sousa Produções), relatada pela entrevistada Mônica Sousa, que foi a inspiração da principal personagem da turma da Mônica e que hoje é diretora comercial da empresa. A princípio ela conta que vivia no escritório onde seu pai, o cartunista Maurício de Sousa, criava os personagens, já que era um homem muito ocupado, e que acompanhou o crescimento destes, porém, nunca se vangloriou por ser, de certa forma, famosa, até por que seu pai a orientava a respeito disso. A primeira loja que o cartunista abriu já teve como recepcionistas e vendedoras suas filhas, inclusive Mônica. A partir de então ela foi se destacando na área de vendas, embora cursasse Desenho Industrial. Por ter escolhido não ser vista como a filha do dono, a empresária não compartilhava com o pai os desafios enfrentados na MSP. O conhecimento a respeito da turma da Mônica a ajudou bastante no seu desenvolvimento