Atividade
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇAO
COORDENAÇAO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Campus Universitário Ministro Petrônio Portela,
Bloco 08 Bairro Ininga – CEP 64049-550 Teresina – PI – Brasil
Lúcia Cardoso de Araujo
Buriti dos Lopes
Atividade 1
1 – Fale sobre as modalidades de pensar: do senso comum, filosófica e científica. O conhecimento popular, também chamado de empírico ou sensível ou vulgar, é aquele derivado das experiências cotidianas sem que haja a intenção sistemática de analisar uma realidade na forma de pesquisa;
Conhecimento teológico, caracterizado por ser predominantemente valorativo e inspiracional. Um conhecimento que tem como alicerce os princípios, normas, crenças, valores, leis, entre outros, registrados nos livros sagrados, em especial a Bíblia.
O conhecimento filosófico surgiu da necessidade de separar as explicações místicas e religiosas, das explicações pela razão intelectual pura.
2 - Explique o procedimento do pensar filosófico na produção de sentido da realidade. Nesse contexto de mudanças conceituais e de procedimentos do pensar, as dúvidas e os questionamentos se voltam para a formação humana nas dimensões sociopolíticas de sua existencialidade no mundo e nas organizações socioculturais. Tais inquietações se personalizam na atuação dos sábios ou sofistas e nos chamados propriamente filósofos primeiros.
3 – Em sua opinião, qual é a diferença da postura dos sofistas e a postura dos filósofos? Os sofistas eram educadores por profissão (pagos) ensinavam o homem grego a arte da oratória e da retórica(ou seja, falar bem, com eloquência e saber argumentar). Os homens da Aristocracia precisavam de bons sofistas porque na maioridade iam as assembleias populares. O homem bem preparado pelos sofistas propunha um argumento e convencia outros a votarem a favor do seu argumento. Seus projetos obviamente beneficiavam a si mesmo e não aos interesses de seu povo. A sociedade passou por uma