peças
Sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais.E não foi assim vários negros também se destacaram mundialmente no esporte, política, artes, defesa dos direitos humano e até grandes lidere hoje são negros.
Esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana também sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Independente da cor, raça. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira. Os negros de todo o mundo também colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nossos países. Zumbi dos Palmares foi um desses que colaboraram e se destacaram no meio de muitos outros negros.
*Zumbi dos Palmares
Zumbi dos Palmares é conhecido como líder da quilombola, ele nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares era localizado na região da Serra da Barriga, que hoje faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas). Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma grande população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos,todos os negros viviam livres, de acordo com suas culturas, produzindo o que precisavam para viver.
Zumbi nasceu livre, porém foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Foi entregue a um padre católico, recebeu o batismo e o padre lhe deu o nome de Francisco.