peça
“...é incrível que em uma época com tanta tecnologia os árbitros não sejam capazes de decidir se foi ou não gol”.
Fabio Capello, técnico da seleção inglesa de futebol
Com este trabalho buscamos compreender a importância do uso das novas tecnologias no futebol.
O uso da tecnologia, em alguns esportes, é muito mais antigo do que se imagina. O photo finish já era usado em corridas de cães e cavalos desde o início do século XX. Como há muito dinheiro de apostas em jogo, a fotografia é um árbitro mais confiável que o olho de um juiz. A Fórmula 1 trocou a cronometragem manual pela eletrônica nos anos 70. Toda nova tecnologia enfrenta alguma resistência. No turfe, por exemplo, temia-se que a posição da câmera prejudicasse o cavalo em segundo plano. Mas essas queixas sempre desaparecem à medida que os benefícios da novidade se tornam evidentes.
Comunicação eletrônica e imagens de vídeo são os principais recursos para auxiliar os árbitros no futuro. Esses recursos tecnológicos já existem e alguns inclusive estão sendo testados. O problema é implantá-los oficialmente.
Lances polêmicos, como uma agressão sem bola ou uma falta digna de cartão vermelho, são esclarecidas para os torcedores através do telão. Nos Estados Unidos, essa tecnologiajá é usada no basquete e no futebol americano, que vai além: o juiz chega a esclarecer sua marcação através do sistema de som do estádio.
Enquanto o futebol reluta, cada vez mais esportes aderem ao uso de equipamentos eletrônicos.
Sabemos que muitos lances causam grandes polêmicas e nunca sabemos se realmente estão corretos em sua decisão, assim o uso da tecnologia ajudaria na tomada de decisão, ou seja, terminaria com as dificuldades hoje existentes dentro da área esportiva.
Assim compreender a importância e a contribuição das tecnologias para o futebol, e de acordo com questões jurídicas, torna-se muito fator relevante, já que algumas já são utilizadas, porém nem sempre suficientes para