O Câncer do Colo do Útero
Atenção! No Brasil a incidência de câncer de colo de útero é alta e apenas este ano estima-se a ocorrência de cerca de 15.590 mil novos casos, o que significa o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás apenas dos tumores de mama e colorretal. E a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
O que é Câncer de colo do útero?
O câncer do colo do útero, também chamado de cervical é um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver que acomete, sobretudo, mulheres acima dos 25 anos, embora em alguns raros casos seja acelerado.
Tem início no tecido que reveste esta região; e se desenvolve lentamente. Primeiramente, algumas células normais se transformam em células pré-cancerosas e, mais tarde, em cancerosas.
Há dois tipos principais de câncer de colo do útero: os carcinomas de células escamosas - que representam entre 80% e 90% dos casos - e os adenocarcinomas, de 10% a 20% do total.
Sintomas: É uma doença de desenvolvimento lento que pode cursar sem sintomas em fase inicial e evoluir para quadros como perda de apetite, dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais e dores lombares nos casos mais avançados.
Sinais: Quando os sinais aparecem, os mais importantes são: 1) sangramento vaginal especialmente depois das relações sexuais, no intervalo entre as menstruações ou após a menopausa; 2) corrimento vaginal (leucorreia) de cor escura e com mau cheiro; 3) baixa da imunidade.
Nos estágios mais avançados da doença, outros sinais podem aparecer. Entre eles, vale destacar: 1) massa palpável no colo de útero; 2) hemorragias; 3) obstrução das vias urinárias e intestinos; 4) perda de peso.
Prevenção: A melhor maneira de se prevenir é fazendo o exame preventivo (Papanicolaou). Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%. Vacinar-se contra o HPV também é uma medida eficaz para a prevenção do câncer de colo uterino. As vacinas disponíveis