Peça - O mulato
Narrador Após a morte de sua filha, Dona Bárbara deixa sua fazenda para morar com Manoel, ex marido de sua filha. Manoel era um comerciante e vivia com sua filha Ana Rosa em São Luís do Maranhão. Dona Barbara era muito enérgica com os escravos e os comandava com muitos berros, o que fazia seu genro verbalizar o seu arrependimento de ter concordado com a vinda de sua sogra. José irmão de Manuel, era um fazendeiro prospero e ex comerciante de escravos, sua esposa Dona Quitéria era religiosa e ranzinza, apesar de achar que os negros não são gente.
Aparece escrava varrendo/ Dona Quitéria passa por ela fazendo caras e bocas
Em um certo dia, José olhou para Domingas na beira do fogão com olhar de desejo. Domingas continuou cozinhando quando ele se aproximou com uma envolvente cantada
Jose – Nossa mais que comida gostosa (abraça ela por trás) E assim Domingas não resistiu a cantada de José e cai em tentação dele, eles foram para o quarto e acabam fazendo o que não deveria.
Domingas e José em cena de amasso
Tiveram um filho mulato chamado Raimundo. Dona Quitéria ao passear pela rua com José da Silva, vê ao longe Domingas e um mulato brincando. Quitéria querendo salvar sua aliança perguntou.
Quitéria – José o que tanto você olha para essa criança ?
José – Para de besteira mulher, isso é coisa da sua cabeça!
Depois do acontecido Dona Quitéria passa dias pensando a respeito e prestando atenção nas atitudes do marido. Daí percebe claramente que o mulato era filho de José Em um ataque histérico mandou surrar a velha preta, e quase mata Domingas. E assim vai para casa de sua mãe e deixando José na casa grande, aconselhada pelo Padre Diogo. José ao ir buscar sua esposa na casa de sua sogra flagrou ela em beijos com o padre .
José – O que está acontecendo aqui sua safada ? ( Mata Quitéria, o padre sai debaixo das cobertas desesperado ) Não foge não seu safado.
Padre – Pelo amor de Deus. Vamos evitar