Petróleo - Geração de Energia e Desenvolvimento
INTRODUÇÃO
1
1. EMPREGABILIDADES DO PETRÓLEO
1.1. A SEPARAÇÃO DO PETRÓLEO EM SEUS
DERIVADOS
1.1.1. Propileno
1.1.2. Vaselina
1.1.3. Coque
1.1.4. Propano
1.1.5. Plásticos
1.1.6. Lubrificantes
1.1.7. Asfalto
2
2
2. SOCIEDADE DEPENDENTE DO PETRÓLEO
2.1. A FUGA DA GASOLINA
2.2. A BUSCA POR OUTRAS FONTES
2.3. A QUESTÃO CLIMÁTICA
6
8
9
11
CONCLUSÃO
12
3
3
3
3
4
5
6
INTRODUÇÃO
Desde a sua descoberta, o petróleo tornou-se uma das principais fontes de energia do mundo moderno, está presente em todos os lugares e rapidamente a sociedade tornou-se dependente dos seus derivados.
O petróleo é resultado da decomposição de matéria orgânica sobre forte pressão. Boa parte dessa matéria orgânica algas submarinas, em regiões onde ocorre grande acumulo de sedimentos como rios, lagos, em situações geológicas onde eles fiquem parados por muito tempo e sejam sobrepostas por camadas geológicas anos a frente.
Por ser uma energia não renovável, chegará um ponto onde haverá muito pouco petróleo para ser extraído. Milhares de anos pra se formar, alguns anos para se explorar, algumas horas para se refinar e virar gasolina e alguns segundos para entrar em combustão no motor dos carros. A humano sempre procurou utilizar o que a natureza fornece para facilitar a sua vida, seja para fornecer aquecimento, para melhorar a movimentação de veículos em ruas. Por possuir seu ponto de fusão em temperatuas diferentes, pode-se abrir a gama de usos desse combustível fóssil para uma infinidade de coisas.
1
1. EMPREGABILIDADES DO PETRÓLEO
O petróleo passou a ser amplamente utilizado na época de 1850, quando teve um avanço no procedimento chamada de destilação fracionada, onde é possível quebrar um elemento orgânica em várias partes, e existia uma aplicação para cada uma dessas partes, a principal dessas aplicações era a querosene, que era muito utilizado como combustível, que substituiu o utilizado antes, que era o