Matriz energética brasielira
A Matriz Energética Brasileira
Ana Priscila Landivar Ribeiro Victor Rocon Covre
São Mateus 2011
0
Universidade Federal do Espírito Santo Centro Universitário Norte do Espírito Santo Departamento de Engenharias e Computação Curso de Graduação em Engenharia Química
A Matriz Energética Brasileira
Ana Priscila Landivar Ribeiro Victor Rocon Covre
Trabalho apresentado à disciplina de Ciência da Informação I, do curso de graduação em Engenharia Química da Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, sob a supervisão da professora da professora Sandra Mara Santana Rocha.
São Mateus 2011
1
Resumo
A matriz energética brasileira é baseada em recursos renováveis presentes em seu território, isso torna o país menos vulnerável a crises mundiais envolvendo o preço do petróleo. O potencial hídrico nacional começou a ser explorado amplamente a partir da era Vargas através do Código de Águas, e cresceu vertiginosamente após as crises da década de 70, quando a OPEP aumentou o preço do petróleo. No governo de Fernando Henrique, grande parte do setor foi entregue à iniciativa privada, contudo muitos órgãos responsáveis foram criados, tais como a ANEEL e a ONS, além disso, foi desenvolvido o SIN. A matriz energética nacional é bastante limpa, contando com 46% de fontes renováveis, entre elas estão as hidrelétricas e a biomassa. Entre as fontes não renováveis, as principais fontes são o petróleo e o gás natural, com a presença de duas termonucleares em Angra. Palavra-chave: Matriz Energética Brasileira, Energia, Hidroelétrica.
2
Sumário 1. 2. 3. Introdução Histórico da Matriz Energética Brasileira A Matriz Energética Brasileira Atual 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. 3.5. 3.6. 4. 5.
Energia Hidroelétrica Petróleo Gás Natural Biomassa Energia Eólica Energia