Eng. de alimentos
Disciplina Análise Sensorial de Alimentos (TRA 158) – 1º PL 2011
Curso de Engenharia de Alimentos
Professora Silmara Carvalho
Estagiária em Ensino – Janmile Bonfim Rodrigues
Discente: Tácio Augusto Fonseca e Silva nº de matricula: 200711277
Prática 07 - Testes de Preferência: Teste de Comparação Múltipla
. ❖ Introdução
O teste de comparação múltipla avalia simultaneamente uma ou mais amostras quanto à preferência de acordo com o padrão. Apresenta-se o padrão (P), a amostra-padrão codificada e uma ou mais amostras teste codificada. Para o desenvolvimento dos testes de aceitação/preferência são requeridas equipes de grande número de participantes. O número de julgadores deve ser acima de 30 julgadores que representem a população de consumidores atuais ou potenciais do produto. As amostras são geralmente apresentadas em delineamento experimental de blocos, completos, balanceados ou casualizados.
❖ Objetivo
Conhecer a técnica sensorial de preferência de comparação múltipla, a partir da preferência das amostras de refrigerante cola em relação a padrão (Estimando o grau).
❖ Procedimento e Resultados
O teste foi desenvolvido no laboratório de análise sensorial de alimentos da UESB campus Juvino Oliveira com 12 julgadores. Foi apresentada aos julgadores uma amostra padrão (R=973 coca-cola) e duas amostras codificadas aleatoriamente de refrigerante cola (973=coca-cola; 549=pepsi; 321=shin). Após apresentação solicitou-se aos julgadores a provar as amostras e avaliar as amostras e classificar AA sua preferência em relação à amostra-padrão, de acordo com a escala de preferência relativa são transformadas em escores e tabulados. Abaixo segue a ficha de avaliação:
[pic]
Figura 1. Exemplo de ficha de avaliação sensorial para o teste de Comparação Múltipla.
Os dados são tabulados em relação ao número de julgadores e os valores obtidos para cada amostra