Petrobrax x petrobras
Público anterior à alteração da marca
Clientes, comunidade científica e acadêmica, comunidades, concorrentes, consumidores, fornecedores, imprensa, investidores, organizações da sociedade civil, parceiros, poder público, público interno e revendedores. - Clientes: Pessoas jurídicas que adquirem ou podem adquirir bens e serviços da Petrobras com finalidade de distribuição ou de utilização própria. Os clientes têm características diversas, devido à variedade de segmentos, sendo eles combustíveis, lubrificantes, fertilizantes, petroquímicos e serviços como transporte e distribuição. A expansão da companhia em mercados competitivos torna o relacionamento com esse público cada vez mais estratégico. - Comunidade científica e acadêmica: São os órgãos e instituições dedicados ao desenvolvimento de pesquisas científicas e à educação nas áreas de relevância para a Petrobras, bem como os corpos docentes e discentes envolvidos em sua realização.
- Comunidades: Grupos de indivíduos que podem influenciar e ser influenciados por habitarem ou frequentarem regiões onde a Petrobras atua. Tal presença refere-se à existência de instalações da empresa ou à realização de atividades ligadas à companhia e à sua marca, como é o caso de projetos patrocinados, concursos públicos e trading.
- Concorrentes: Empresas rivais a Petrobras nos seus segmentos de negócios e nos mercados de bens, serviços ou de capitais. Os concorrentes são considerados público de interesse pelas influências mútuas entre as duas partes, em um fluxo decisivo para os negócios, para a economia e para a sociedade. Também são concorrentes as companhias de capital aberto de outros segmentos, que disputam o interesse de investidores.
- Consumidores: Pessoas físicas que utilizam bens e serviços com marcas da empresa. Entre os consumidores, incluem-se os que adquirem combustíveis automotivos e residenciais, lubrificantes e também os usuários efetivos ou em potencial dos postos