De olho na ortografia
Veja bem: na escrita ou no som, não são palavras iguais? Então, que nome se dá a indivíduos que têm o mesmo sexo? Homossexuais! Logo, homo significa “igual, o mesmo”. Muito bom! Agora, vamos nos lembrar do termo sinônimo. Sinônimas não são palavras que têm quase o mesmo significado? Sin = junto; semelhante, próximo; ônimo = palavra, nome. Ligando, então, uma coisa com outra temos: palavras iguais = homônimo. Fácil, não?
Se a escrita de duas palavras é igual ou o som delas é igual, então são homônimas. Mas, a coisa não para por aí! Podemos subclassificar também! Veja só: se as palavras têm sons iguais, então são homófonas (tenho certeza de que você já pensou no grego phónos, que significa “som”); e, se as palavras são escritas da mesma forma, então são homógrafas. E assunto fechado!
Ops! Vamos exemplificar, né! Homófonas: paço e passo. Homógrafas: gosto /gôsto/ e gosto /gósto/. Ah, vai, até que é simples!
CONSCIENTIZAÇÃO
Agora que já fizemos uma breve e inspiradora introdução ao nosso assunto, vamos começar a aprofundá-lo um pouquinho?
Você se lembra, claro, do texto da caligrafia e da ortografia. Num deles, só havia um errinho, quase imperceptível. Agora, leia o texto abaixo e analise o que sente ao lê-lo.
|Um testo xeio de erros como ece aqui é orrível de si ler e enclusive de si intender. |
|O que ele tá cauzano em voçê? |
Viu só? O texto pode estar maravilhosamente bem escrito, em relação às ideias, mas a falta de ortografia o estraga. Acaba com ele! E o que dizer do autor do texto? É claro que vão dizer que